SNBU - Edição: 14 - Ano: 2006 (UFBA - Salvador/BA)

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Título

SNBU - Edição: 14 - Ano: 2006 (UFBA - Salvador/BA)

Assunto

Biblioteconomia
Documentação
Ciência da Informação
Bibliotecas Universitárias

Descrição

Tema: Acesso livre à informação científica e bibliotecas universitárias.

Autor

SNBU - Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias

Editor

UFBA

Data

2006

Idioma

Português

Tipo

Evento

Abrangência

Salvador (Bahia)

Itens de Coleção

Educação continuada para o desenvolvimento profissional: um estudo entre bibliotecários da cidade de Goiânia.

PROJETO XIV SNBU 2006

A Biblioteca Universitária como fonte da produção do conhecimento científico

Wikis e o bibliotecário de referência: novos ambientes de aprendizagem.

Vocabulário Controlado USP: análise da estrutura temática de novos assuntos.

Utilização do Sistema SEER: Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas: o caso da Revista Maringá Management.

Uso de listas de discussão como meio para resolução de questões de referência em bibliotecas universitárias: um estudo a partir do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP.

Usabilidade no contexto de gestores, desenvolvedores e usuários do website da Biblioteca Central da Universidade de Brasília.

Usabilidade de softwares: um estudo com bibliotecas universitárias do nordeste brasileiro.

Usabilidade da intranet como instrumento de comunicação interna: o caso da Biblioteca Central da Universidade de Brasília.

Universidade Aberta do Brasil: (re)pensando a biblioteca universitária para o novo usuário.

Uma brinquedoteca universitária no espaço educacional.

Um encontro de encantos entre os profissionais da informação.

Um agente de conversação para o serviço de referência digital.

Treinamento contínuo das equipes de linha de frente da Biblioteca de Manguinhos: uma proposta metodológica.

Terminologia em ciência da computação: revisão da área implementada no vocabulário controlado do SIBI/USP.

Tecnologias de informação e comunicação facilitando o acesso ao mundo da informação.

Tecnologias de informação e comunicação e o oferecimento de serviços nas bibliotecas universitárias de Instituições Federais de Ensino Superior.

Tecnologias como facilitadoras ao uso de conhecimento na Biblioteca do UNIPÊ.

Tecnologia da informação nas bibliotecas das Instituiçoes Privadas de Ensino Superior em Belém, Pará.

Tabela de Classificação de Assuntos na área de arte.

Suplemento Literário de Minas Gerais: indexação, restauração, digitalização e microfilmagem do acervo de 1966 a 2006.O desafio de colocar 40 anos on-line.

Softwares livres para gestão da informação em bibliotecas universitárias.

Software livre para bibliotecas, sua importância e utilização: o caso GNUTECA.

Sistema informatizado em unidades de informação: o processo de implantação no SENAI-SC

Sistema de gestão na Biblioteca do IFSC/USP.

Sistema de automação Syslibrary: avaliação da qualidade dos serviços de empréstimo/ devolução na ótica do cliente interno.

Sistema de acesso à informação baseado em Open Archives: a experiência do Holmes.

Serviços de referência e suas práticas.

Serviço de referência virtual: o uso do correio eletrônico.

Serviço de referência e o uso das tecnologias da informação.

Segurança da informação eletrônica na Universidade Federal de Minas Gerais: diagnóstico de uso das tecnologias eletrônicas entre os bibliotecários do Sistema de Bibliotecas.

Restruturação das informações do link biblioteca na homepage da FACENE/FAMENE.

Resgate da memória científica registrada em periódicos dos séculos XVIII, XIX E XX.

Repositórios institucionais baseados em DSPACE e Eprints e sua viabilidade nas Instituições Acadêmico-científicas.

Relato da experiência sobre a criação do Portal do Serviço de Informação e Documentação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Reflexões sobre o resguardo da memória científica do INPE.

Referência e virtualidade.

Rede de Apoio à Educação Médica (RAEM): a experiência da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Realidade aumentada: interface computacional de geração de ambientes virtuais de aprendizagem para portadores de necessidades especiais (surdos e mudos).

Re-arquitetura e informação 24 horas no IPA Metodista.

Qualidade em bibliotecas universitárias da área pública: a contribuição do Gespública.

Proposta para implantação da Biblioteca Virtual da Rede Pergamum.

Proposta de reestruturação do site do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará.

Proposta de implantação da Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Proposta de curso a distância de capacitação do profissional bibliotecário para leitura documentária eficaz.

Projeto pedagógico de curso e biblioteca: uma relação indispensável, porém complexa.

Projeto de resgate da produção científica do Instituto Oswaldo Cruz.

Projeto de criação da Rede de Bibliotecas em Saúde de Angola.

Projeto de catalogação de microformas: experiência com a Coleção Cicognara na Biblioteca Central Cesar Lattes - Sistema de Bibliotecas da UNICAMP.

Projeto de adequação das instalações e melhoria das condições de atendimento da Biblioteca EA/UFMG.

Projeto Bibliocapacitação: a biblioteca universitária e a produção acadêmica.

Projeto Amigos da Biblioteca: uma forma de conscientizar usuários e reduzir o vandalismo do acervo.

Programa educativo de capacitação da biblioteca das Faculdades de Enfermagem e Medicina Nova Esperança FACENE/FAMENE aos docentes no acesso às fontes de informação da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS).

Programa de apoio à elaboração de trabalhos acadêmicos: a contribuição da biblioteca universitária na produção do conhecimento (experiência do Centro Universitário).

Profissional da informação no contexto das bibliotecas universitárias: proatividade para a readequação frente à produção do conhecimento.

Produtividade científica brasileira indexada no ECONLIT: período de 1988 a 2005.

Produção e difusão do conhecimento científico: o potencial de contribuição da Biblioteca Universitária na formação de redes acadêmicas.

Produção científica publicada em periódicos eletrônicos: o caso da ESALQ/USP.

Produção científica dos mestres e doutores do programa de pós-graduação em ciências – fisiopatologia experimental da FMUSP.

Produção científica dos cursos de pós-graduação do Instituto Oswaldo Cruz: pesquisa quantitativa de uso no acervo da Biblioteca de Manguinhos.

Preservação e conservação, o uso do marketing.

Preservação de desenhos originais de arquitetura.

Preservação de arquivos digitais: desafios e soluções

Práticas de leitura em contexto acadêmico.

Práticas de inclusão digital: profissionais da informação do Serviço de Referência na Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba.

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e a digitalização.

Políticas para a análise documentária de imagens fotográficas digitalizadas.

Política de tratamento de informações da Rede de Bibliotecas UNESP na perpspectiva do catalogador: diagnóstico com uso de protocolo verbal individual.OLÍTICA DE TRATAMENTO DE INFORMAÇÕES DA REDE DE BIBLIOTECAS

Política de indexação em Sistemas de Bibliotecas Universitárias: levantamento de subsídios para o tratamento do acervo bibliográfico da UNESP.

Política de desenvolvimento de coleções para os cursos de graduação: a proposta do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP.

Planejando um curso on-line de pesquisa no PUBMED: primeiras impressões.

Pesquisando e colhendo o conhecimento produzido: a árvore do conhecimento do Departamento de Agronomia da UFRPE.

Pesquisa acadêmica: instrumentalização do usuário através da orientação e treinamento.

Perspectivas pragmáticas para estudo de usuário no contexto virtual.

Periódicos eletrônicos: avaliação de uso e meios de acesso.

Periódicos eletrônicos on-line nas Instituiçoes Estaduais de Ensino Superior do Paraná.

Periódicos científicos: migração para coleção on-line.

Perfil e atuação do profissional catalogador frente as novas tecnologias de catalogação.

Perfil do bibliotecário: uma realidade brasileira.

PEPSIC – a via dourada das revistas de psicologia.

Os acervos bibliográficos na Internet: o caso das Instituições de Ensino Superior do Paraná.

Orientações para usuários de repositórios digitais na Plataforma Diálogo Científico.

Organização e disponibilização on line da produção científica da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP): uma reflexão.

Operação de higienização de um acervo após princípio de incêncio: relato de experiência.

O uso de código de barras na coleção de periódicos da Biblioteca Setoria do CFM-UFSC.

O universitário com deficiência visual e o desafio profissional do bibliotecário.

O Tratamento descritivo e temático de fotografias na formação de bibliotecários do Curso de Biblioteconomia da UNESP- Campus de Marília: um relato da colaboração da Coordenadoria Geral de Bibliotecas da UNESP.

O Sistema de Bibliotecas da UTFPR: a primeira Universidade Técnológica Federal do Brasil.

O repositório institucional da Universidade Católica de Brasília.

O que faz a diferença para o domínio do conhecimento? Leitura, biblioteca e letramento informacional.

O projeto investigativo e a fluência científica e tecnológica na Sociedade da Informação (information literacy): uma questão de educação na biblioteca universitária.

O profissional da informação e a gestão da qualidade em serviços de informação: capacitação e educação continuada.

O profissional da informação e a atualização técnica: considerações sobre o processo de educação continuada.

O profissional bibliotecário como parceiro na formação acadêmica.

O processo de escolha de softwares nas bibliotecas universitárias de São Luís-MA.

O Portal.periodicos da CAPES e a pós-graduação em administração/turismo.

O periódico científico online.

O perfil da sociedade da informação no Brasil: identificação de mecanismos na geração de informação para todos.

O novo contexto no qual se encontra inserido o profissional da informação.

O modelo espanhol de Centros de Recursos para El Aprendizaje y Investigación (CRAIs) como alternativa para atuação das bibliotecas universitárias brasileiras: algumas reflexões provocativas.

O mapeamento dos processos da DIBD/ESALQ: assegurando a qualidade através da especificação dos produtos.

O livro e seus principais suportes: papiro, pergaminho e papel.

O Gnuteca e o OpenBiblio: avaliação de softwares livres para a automação de bibliotecas.

O estado da arte da visão e valores da competência da informação (information literacy) na sociedade contemporânea e as necessidades de capacitação dos profissionais da informação: um cenário das Bibliotecas Univeristárias Estaduais Paulistas.

O ensino das tecnologias de informação na formação profissional do bibliotecário.

O custo do acesso à informação: políticas públicas, financiamento das bibliotecas universitárias, projetos e parcerias.

O curso de especialização em gestão educacional e a participação efetiva de profissionais da informação no contexto da biblioteca universitária: um relato de experiência.

O controle integrado da circulação de livros através do módulo de circulação do software Virtua: indicadores para o desenvolvimento de coleções do Sistema de Bibliotecas da UICAMP.

O Consórcio como ferramenta de identificação e aproveitamento das melhores práticas entre centros de informação na América Latina.

O conhecimento organizacional sobre política de tratamento da informação documentária da Rede de Bibliotecas da UNESP: o uso do protocolo verbal em documentária da Rede de Bibliotecas da UNESP: o uso do protocolo verbal em grupo/leitura como evento social como abordagem qualitativa.

O cliente virtual: um novo paradigma para melhorar o relacionamento entre os docentes e a divulgação da informação na Biblioteca Central da UFRPE.

O caminho histórico percorrido pelo livro na preservação do conhecimento: do manuscrito ao digital.

O bibliotecário prático reflexivo no desenvolvimento das competências e habilidades dos usuários híbridos.

O bibliotecário na sociedade da informação e do conhecimento: habilidades e competências requeridas.

O bibliotecário na sociedade da informação e do conhecimento: perfil, competências e habilidades.

O bibliotecário moderno e a educação continuada.

O auto-arquivamento em bibliotecas digitais de teses e dissertações.

O artigo científico como fonte de informação utilizada nos Anais do SNBU.

O ambiente de pesquisas virtuais na biblioteca acadêmica: da implantação à consolidação, um longo percurso.

O acesso livre a informação científica através da Biblioteca Digital da Unicamp: mudanças de paradigmas, processos e valores na produção científica.

O acesso à informação, fator básico para o exercício da cidadania.

O acervo de periódicos do Portal da CAPES na área de Ciência da Informação: representatividade da coleção.

Novos caminhos para prover o acesso à informação em C&T no Brasil.

Novas tecnologias renovando a interação de velhos atores: o caso da Biblioteca Central da UFRPE.

Normalização documentária: o caminho de acesso à produção científica.

No entrelace dos fios: a singularidade da trama entre a biblioteca e a academia.

Necessidade informacional via internet: estudo do uso do Portal Capes pelos docentes da UFMT- Campus Rondonópolis.

Mudanças e transformações sociais a partir da inclusão digital.

Mudança de software em uma biblioteca universitária: relato de experiência.

More: mecanismo on-line para referências.

Modos de utilização da internet e suas implicações na vida acadêmica dos estudantes da Faculdade da Paraíba- FPB.

Mídias digitais: como preservar, higienizar e armazenar.

Metadados e sistemas de recuperação da informação on line: uma questão de semântica?

Projeto Memória Intelectual do Bibliotecário Mineiro.

Mediar a informação: uma aprendizagem contínua.

Mediação do profissional bibliotecário na gestão de conteúdos online.

Marketing de relacionamento on-line: diagnóstico em bibliotecas universitárias de instituições privadas da cidade de Natal-RN.

MARCXML para a OAI

Mapeamento de competências dos funcionários da DIBD.

Lugares do conhecimemto: as bibliotecas universitárias.

Literatura cinzenta em bibliotecas universitárias: presença, disponibilização e perspectivas.

Liderança: alternativas para bibliotecas.

Leitura documentária para indexação de artigos de jornais.

Leis de incentivo cultural: um diagnósticio da demanda por museus, bibliotecas e arquivos.

Inteligência empresarial X endomarketing competitivo: uma proposta de gestão informacional no mercado de autopeças.

Inteligência coletiva, desenvolvimento profissional, tecnologias e acesso à informação.

Inovações advindas da conversão do Sistema Ortodocs para o Sistema Pergamum no Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Feira de Santana (SISBI-UEFS).

Indicadores de desempenho de bibliotecas no campo da saúde: um estudo piloto na FIOCRUZ.

Indicadores da evolução da produção científica da Universidade Federal da Bahia: um estudo bibliométrico na Web of Science.

Indexação no cotidiano.

Indexação compartilhada de artigos de periódicos da Rede Pergamum.

Inclusão dos portadores de necessidades especiais em unidade de informação: o setor de cadastramento da Biblioteca do IESP.

Inclusão digital como perspectiva positiva na sociedade da informação.

Importância da utilização de catálogos de editores e livreiros como ferramenta de busca para a qualidade dos conteúdos das bibliografias.

Implementação on-line de serviços de gerenciamento dos levantamentos bibliográficos e de serviços de intercâmbio: uma experiência PUCPR.

Implantação do Setor de Permuta do SIBI/PUCPR utilizando o Módulo de Aquisição do Sistema Pergamum.

Implantação do programa de marketing das bibliotecas setoriais da UDESC.

Implantação do programa de educação na DIBD: “postura de atendimento”.

Imagem: documento e informação.

História em quadrinhos: leitura ao alcance de todos.

Hemeroteca sobre saques e invasões: do impresso ao digital.

Hemeroteca em meio eletrônico: uma proposta para implantação na Biblioteca da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba

Hemeroteca digital da Escola de Arquitetura da UFMG.

Gestão documental da informação e do conhecimento: as práticas das empresas excelentes em gestão empresarial para bibliotecas universitárias.

Gestão de pessoas na percepção do bibliotecário: uma abordagem sob o aspecto das relações interpessoais.

Gestão de documentos nos arquivos correntes das Bibliotecas do NDC/UFF.

Gestão da oferta de produtos e serviços em bibliotecas de universidades públicas e privadas.

Gestão da informação mediada pela Biblioteca Virtual em Psicologia.

Gestão da informação e competências profissionais na formação de usuários.

Gerenciamento eletrônico da aquisição e cobrança da coleção de periódicos da UNICAMP.

Gerenciamento de programa de conservação da coleção de manuscritos da Biblioteca Central da Universidade de Brasília - UNB.

Gerenciamento de coleções em bibliotecas digitais.

Gerenciamento da informação no processo de seleção e aquisição de acervos para um sistema de bibliotecas de instituição de ensino privado.

Função social da biblioteca universitária: acesso livre à Internet.

Formação e atuação profissional em ciência da informação: o caso dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG.

Formação de redes de relacionamento: uma proposta para bibliotecas universitárias.

Formação continuada de bibliotecários e as ferramentas tecnológicas da educação a distância: uma proposta de intervenção educativa.

Fatores motivacionais da comunidade científica para publicação e divulgação de sua produção em revistas científicas.

Faculdade de Medicina da Bahia: restaurando a memória da saúde brasileira.

Facilidades para localização de materiais em estantes no Sistema Pergamum.

Explorando memórias: informação e documentação do esporte nacional na primeira década da Revista Manchete.

Evolução na organização técnica das coleções especiais do AEL/IFCH/UNICAMP.

Evolução dos Grupos de Pesquisa em Ciência da Informação cadastrados no Diretório do CNPq.

Eventos em psicologia: recursos da Biblioteca Virtual de Psicologia - BVS-Psi para divulgação científica.

Estudo sobre o uso de sistemas bibliotecários e a implementação de um software livre para sistema de gerenciamento de bibliotecas universitárias.

Estudo exploratório do Portal de Periódicos da CAPES na área de Comunicação e Ciência da Informação da Universidade federal da Bahia.

Estudo de utilização da Biblioteca da Escola de Arquitetura da UFMG por usuários externos.

Estudo da satisfação dos usuárioso com a Biblioteca Central da UFAL/AL.

Ensinando MARC21 a distância: a experiência da Divisão de Bibliotecas e Documentação da PUC-RIO.

Empréstimo entre bibliotecas: ampliando o acervo das Bibliotecas da Rede UNESP.

Educação para acesso a informação.

Educação à distância para formação do bibliotecário de bibliotecas universitárias do consórcio CRUESP em Política de indexação: perspectivas de conteúdo e aplicação de protocolo verbal em grupo

Do campus ao campo: socializando os resultados da pesquisa da ciência veterinária.

Disseminando o conhecimento científico em Música por meio do conceito de Open Archives.

Disseminação de informações em saúde: o caso da Biblioteca Virtual em Saúde em Doenças Infecciosas e Parasitárias.

Disseminação da informação sobre educação continuada em biblioteca universitária: o caso da UFPA.

Diretrizes que devem orientar a entrada da coleção retrospectiva do Sistema de Bibliotecas da UFC no catálogo automatizado.

Digitalização de diapositivos de arte e arquitetura: uma experiência a compartilhar.

Diagnóstico das pesquisas virtuais da comunidade científica do LABOMAR.

Desenvolvimento e aplicação de uma ferramenta para o uso e gestão do Serviço de Empréstimo entre Bibliotecas na BCo/UFSCar.

Democratização de acervos especiais: o modelo do Projeto "Memória Virtual de São Carlos".

Critérios para análise de sites.

Criação e desenvolvimento de website em unidades de informação: a experiência da biblioteca da Universidade Tecnológica Federal do Paraná  UF TPR - Campus Curitiba.

Criação de indicadores sobre o Serviço de Comutação Bibliográfica da BCO/UFSCAR em 2004-2005, através de análise bibliométrica automatizada.

Crepúsculo sonoro na biblioteca universitária da UNESP – Campus de Rio Claro.

Controle Bibliográfico Universal: da passagem histórica ao advento eletrônico/digital das publicações na área de humanidades.

Contribuição do SIBi/USP para a formação e manutenção de repositórios institucionais.

Consciência coletiva: a biblioteca universitária combatendo a violência contra a mulher na Região Saleira-BA.

Conflitos de poder na Internet: Lei do Direito Autoral e Sociedade da Informação.

Concursos públicos em Biblioteconomia: índice bibliográfico.

Comutação bibliográfica na UNESP: avaliação do SCADUNESP e COMUT Grupo.

Comutação bibliográfica na Biblioteca da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba: da necessidade ao uso da informação.

Comunidade virtual de pesquisa: na busca de conceitos para aprimorar o compartilhamento de conhecimento.

Comprometimento organizacional dos trabalhadores da Biblioteca Central da Universidade de Brasília.

Compra automática de bibliografias de cursos, adequadas às exigências do MEC.

Comportamento dos bibliotecários dos CEFETS* no que se refere à educação continuada.

Competência na busca e no uso da informação: uma experiência na UERJ.

Competência informacional: perfil dos profissionais da informação - bibliotecário de instituições de ensino superior privado do município de João Pessoa – PB.

Competência informacional do bibliotecário que atua com o Portal de Periódicos Capes: estudo nas IFES da região nordeste.

Competência em informação: bases de dados eletrônicas como ferramenta de recuperação, avaliação e produção da informação e do conhecimetno científico e tecnológico na UFRJ.

Como as tecnologias de informação e comunicação podem contribuir para a equidade no SUS- o uso da telemedicina.

Comissões especializadas de estudo do SB/UFC: relato de experiência.

Coleções especiais em Salvador: que reflexos sociais e institucionais da digitalição de acervos públicos.

Coleções especiais: organização e preservação da memória institucional.

Coleção de periódicos da Biblioteca Central do UNIPÊ: análise de uso.

Classificando automaticamente documentos digitais no site de Notícias do UOL.

CD-ROM e e-book: um modelo de catalogação de recursos eletrônicos para o Sistema de Bibliotecas da UNICAMP, segundo AACR2 e MARC21.

Catálogo Ragionato Dei Libri D’arte e D’antichita: marco fundamental da bibliografia sobre história da arte (séculos XIV-XIX) - Biblioteca CICOGNARA, Biblioteca Central Cesar Lattes, UNICAMP.

Catalogação retrospectiva de livros nas bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Cartografia temática por meio de técnicas bibliométricas: contribuições às práticas de representação e de recuperação da informação nas bibliotecas universitárias.

Cartografia de dissertações e teses:uma aplicaçao à área de ciência da informação.

Capacitação de equipes: um processo contínuo na gestão do SIBI/USP.

Campanha mundial pelo uso e valorização das bibliotecas em Salvador-Bahia: investigação e prospecção de estudantes da UFBA.

Busca Monitorada: o serviço de Information Broker ao alcance dos usuários do Comut.

Biblioteconomia comparada: o futuro das bibliotecas universitárias no Brasil, na Espanha e nos EUA.

Bibliotecas virtuais brasileiras: análise dos serviços oferecidos.

Bibliotecas universitárias: gerenciamento de materiais informacionais.

Bibliotecas universitárias e periódicos eletrônicos: novas possibilidades no gerenciamento da produção científica.

Bibliotecas universitárias e as fontes de informação eletrônica: o bibliotecário e as novas demandas.

Bibliotecas holandesas: um panorama dos últimos dez anos: 1997-2006.

Bibliotecas digitais: ferramentas de auxílio na formação de profissionais da área de saúde.

Biblioteca digital: análise das comunicações apresentadas nos Seminários Nacionais de Bibliotecas Universitárias - SNBU’s: 2000, 2002, 2004.

Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações das Universidades Estaduais Paulistas: a estrutura de categorias de assunto pela análise da home page e interface de busca.

Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações brasileiras: paradigma do acesso livre à informação científica.

Bibliotecário: descobrindo caminhos para destacar-se e ter sucesso profissional.

Biblioteca volante Trampolim da Vitória.

Biblioteca virtual: análise das comunicações dos Seminários Nacionais de Bibliotecas Universitárias 1996 - 2004.

Biblioteca universitária, tecnologia da informação e direitos autorais: quando o eco das perguntas faz sentido.

Biblioteca universitária na era planetária.

Biblioteca universitária na era digital.

A biblioteca universitária como apoio à produção de conhecimento através da descentralização: uma experiência que deu certo.

Biblioteca Setorial do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aqüicultura – NUPÉLIA / UEM / PR: uma unidade informacional de referência.

Biblioteca no ambiente educacional e a sociedade da informação.

Biblioteca Estação do Trabalhador levando leitura aos funcionários das empresas de Formiga: uma experiência.

Biblioteca digital de TCCs da UFPE: da concepção à prática.

Biblioteca de pós-graduação: universo de suporte à pesquisa docente e discente ou fonte de informação estratégica para gestão de ciência e tecnologia?

Biblioteca Central - UFS: evolução e disseminação da informação.

Benchmarking: parâmetros para qualidade em bibliotecas: um estudo nas bibliotecas universitárias e faculdades de Natal.

Base de dados Eventos na WEB : uma experiência na DBDCQ/USP.

Banco único de usuários das bibliotecas do Campus USP de São Carlos.

Banco de dados tombo patrimoniação de periódicos : implantação na DBDCQ/USP.

Avaliação ergonômica do periódico científico Encontros BIBLI e propostas para melhoria do seu design da informação.

Avaliação do impacto da biblioteca híbrida na qualidade de ensino de graduação em disciplina na UNICSUL: um projeto-piloto.

Avaliação da usabilidade do Sistema Pergamum de gerenciamento de bibliotecas.

Avaliação da qualidade da base de dados de informações jornalísticas sobre a Amazônia: ciência, tecnologia e meio ambiente – BDIJAM.

Avaliação da participação da BAE/UNICAMP na disciplina de metodologia do trabalho científico: um estudo de caso.

Avaliação da estratégia de divulgação da base índice de arquitetura brasileira: desenho de pesquisa.

Atuação do profissional bibliotecário no projeto de ensino “Normalização da revista SEMINA”.

Atividades de capacitação de usuários da Biblioteca Central da UNIFESP/EPM.

Atividades de aprendizado extra-curricular. UFAL.Curso de Biblioteconomia. (Pôster)

Atendimento virtual: uma experiência do Sistema de Bibliotecas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

As tendências temáticas do SNBU: análise dos anais de 2002 e 2004.

As interfaces do serviço de referência e a geração do conhecimento.

As coleções do CRUESP Bibliotecas e a convergência tecnológica: gestão e acesso.

As bibliotecas universitárias e a mediação da informação na comunicação científica.

As bibliotecas dos Centros Federais de Educação Tecnológica do Brasil e a política de desenvolvimento e gestão dos open archives e repositórios institucionais.

Arquivos Catarinense de Medicina e a gestão de conteúdos de acesso livre da informação científica.

Arquitetura da informação e usabilidade do Portal da Capes: a avaliação do usuário.

Aquisição Just-in-time um modelo de suporte dinâmico durante o momento do dilema no processo de seleção/aquisição em bibliotecas universitárias.

Aquisição de livros na biblioteca do IFSC-USP através de pregão público.

Aquisição de livros de graduação na UNICAMP: política de alocação e divisão de recursos.

Aprimorando a interface com o usuário para a escolha de base de dados ou periódicos no Portal.periodicos.CAPES: uma proposta.

Aprimoramento do tratamento técnico das coleções cartográficas da USP- Projeto Mapear.

Apresentação de resumos: Norma Brasileira 60281.

Apresentação das Coleções especiais do AEL/FCH/UNICAMP.

Aprender a conhecer: o desafio do novo profissional da informação.

Aplicação do Scifinder Scholar como ferramenta de monitoramento tecnológico.

Análise dos serviços e produtos da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT e da UNICAMP no auxílio e divulgação da produção científica.

Análise de uma experiência prática a luz da teoria da gestão do conhecimento: a listeca como ferramenta de uma construção de aprendizagem na biblioteca universitária.

Analise da produção cientifica dos docentes do Instituto de Biologia da UNICAMP publicada em periódicos no período de 1992- 2005.

Análise bibliométrica da produção científica da UNESP.

Administrando um periódico científico digital através do fluxograma de serviços: a gestão do conhecimento no cotidiano da revista digital de biblioteconomia e ciência da informação.

Administrando o crescimento de coleções: projeto para a política de desenvolvimento do acervo da Biblioteca FEAUSP.

Adaptabilidade do sistema Argonauta Biblioteca para o Sistema Argonauta Arquivo.

Ações de letramento digital na sociedade da informação.

Acesso livre a produção cientifica de departamentos e faculdades: migração de uma base referencial para um repositório temático.

Acesso livre à informação: usando LTSP na Biblioteca do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense.

Acesso livre à informação: um projeto de inclusão digital.

Acesso a informação e a leitura: desafios da inclusão.

Acessibilidade em bibliotecas universitárias: análise da Biblioteca Joaquim Cardozo à luz da NBR 9050.

Acessibilidade do deficiente visual nas Bibliotecas da USP.

A voz do cliente na remodelação da Biblioteca Virtual do SIBi/USP.

A utilização das novas tecnologias na realização de inventário de acervos do SB/UFMG e sua aplicação como ferramenta de gestão de bibliotecas.

A semana da Pós- Graduação na Biblioteca: relato de experiência de apoio ao desenvolvimento da pesquisa e orientação para publicações na EESC- USP.

A seção memória da Biblioteca Central Reitor Macedo Costa e seu papel na preservação da produção técnica e científica e cultural da UFBA.

A satisfação dos usuários do Portal de Periódicos da CAPES.

A rede de informação ambiental da UFPA no contexto Amazônico.

As publicações periódicas científicas da UFG terão futuro sem financiamento interno?

A produção e geração do conhecimento dos profissionais do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP nos Seminários Nacionais de Bibliotecas Universitárias.

A produção do conhecimento estimulada pela Biblioteca Universitária do ITPAC/FAHESA, no contexto do desenvolvimento regional do norte do Estado do Tocantins .

A preservação de conteúdos digitais: a experiência da biblioteca digital de teses e dissertações da Universidade Estadual de Londrina.

A preservação da memória através das coleções particulares depositadas na UFRJ: o caso da coleção Afonso Carlos Marques dos Santos.

A participação do Serviço de Biblioteca e Documentação da Faculdade de Medicina da USP, na disponibilização digital do conheciemento gerado na Universidade.

A normalização como insumo da documentação científica.

A missão das bibliotecas universitárias no processo de geração de conhecimento.

A literatura de cordel como fonte informacional.

A interação dos usuários de uma biblioteca universitária com os Sistemas de Recuperação da Informação (SRIS).

A importância da mediação humana na capacitação de usuários diante da tecnologia de informação e comunicação: o caso do serviço de biblioteca e informação do Instituto de Química de São Carlos- SBI/QSC.

A importância da autonomia na busca da capacitação profissional.

A gestão do conhecimento aplicada em serviços de alerta de bibliotecas da área de humanas.

A formação de futuros pesquisadores pela Biblioteca do Centro de Memória- Unicamp (CMU).

A engenharia do conhecimento e suas possíveis contribuições para a área biblioteconômica: algumas reflexões.

A educação continuada dos bibliotecários no Estado do Rio Grande do Norte.

A digitalização como forma de conservação e disseminação do acervo de jornais da Biblioteca Monsenhor Galvão.

A conversão digital de documentos especiais de acervos públicos como intrumento de desenvolvimento da consciência informacional. Aspectos técnicos e teóricos no âmbito da ciência da informação.

A contribuição das atividades de treinamento na consolidação do Portal. Periódicos. CAPES.

A contribuição da pesquisa dos docentes dos programas de pós- graduação em ciência da informação nos SNBUs (2000- 2004).

A contribuição da biblioteca digital no processo de divulgação da produção científica do Departamento de Informática da PUC- RIO.

A construção do Balanced Score Card (BSC) na Divisão de Biblioteca e Documentação da ESALQ- USP.

A construção de mecanismo eletrônicos e virtuais para disseminação de acervos arquivísticos dentro da universidade: o caso do laboratório de fotodocumentação Sylvio de Vasconcellos.

A classificação da produção científica brasileira através do Qualis.

A catalogação cooperativa e a conversão retrospectiva na formação e alimentação do Banco de Dados Bibliográficos- ATHENA: uma experiência da Biblioteca do Campus de Marília- UNESP.

A biblioteca universitária, a competência informacional e o acesso a fontes de informação na internet: estudo na Biblioteca Central da Universidade Estado da Bahia (UNEB).

A biblioteca universitária diante dos desafios da globalização e a produção do conhecimento.

A biblioteca universitária como fonte de informação para a produção do conhecimento: um estudo com os docentes do Instituto Lynaldo Cavalcanti- UNIPB em João Pessoa/PB.

A biblioteca e a capacitação de usuários: contribuição na formação do conhecimento.

A atividade de indexação nas perspectivas das concepções de assunto: o protocolo verbal como instrumento de avaliação qualitativa-cognitiva.

A preservação da imagem fixa como fonte de informação.

"Chega de Papel" a vanguarda da era digital; um relato de experiência.
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