Home > Inclua sua Coleção no Repositório FEBAB

Inclua sua Coleção no Repositório FEBAB

Car@s colegas das Associações de Bibliotecários e das Comissões da Febab,

Para inserir sua coleção neste Repositório utilize o arquivo modelo (Planilha_cadastramento_itens_Repositório_Febab.xlsx).

Basta fazer o download do arquivo em formato MS Excel e abrí-lo.

Os arquivos (PDFs, ePub etc.) a serem inseridos deverão estar agrupados em uma única pasta.

Quando esse trabalho de planilhamento estiver pronto, entre em contato conosco para acertamos os detalhes de envio dos arquivos digitais a serem inseridos no Repositório. E-mail: secretaria@febab.org.br

Abaixo informamos como preencher a planilha:

CAMPO COMO PREENCHER
Nome da Coleção Informar o nome da coleção na qual a obra será inserida.
Título (Title) Inserir o título da obra.
Autor (Creator) Inserir o(s) autor(es) da obra. Se mais que um, estes devem ser separados utilizando o sinal Gráfico " I ".
Colaborador Uma entidade responsável por fazer contribuições para a obra. Por exemplo, tradutor, prefaciador, editor etc.
Local (Coverage) Inserir o local de publicação da obra.
Editor (Publisher) Inserir o nome da Editora ou instituição responsável.
Ano/Data (Date) Inserir o Ano de Publicação.
Idioma (Language) Inserir o(s) idioma(s) da obra. Se mais que um, estes devem ser separados utilizando o sinal Gráfico " | ".
Volume/Identificador (Identifier) Inserir o Volume e/ou outros identificadores. Por exemplo: ISBN, ISSN, DOI etc.  Se mais que um, estes devem ser separados utilizando o sinal Gráfico " | ".
Tipo (Type) Inserir o tipo de material da obra: 
Assunto (Subject) Inserir os assuntos da obra. Recomenda-se utilizar o Vocabulário Controlado da USP: http://vocabusp.sibi.usp.br/vocab/
Resumo/Descrição (Description) Inserir um resumo ou descrição da obra. Se possível o sumário no caso de um livro. O texto não poderá conter quebras de linhas.
Fonte Um recurso relacionado do qual a obra deriva. Exemplo: periódico, anais de evento etc.
Nome do Arquivo Nome e extensão do Arquivo sem acentuação e sem espaçamento entre as letras (Exemplo: documento123.pdf)

TIPO DE MATERIAL DESCRIÇÃO
Dataset Dados codificados em uma estrutura definida. Exemplos incluem listas, tabelas e bancos de dados. Um conjunto de dados pode ser útil para o processamento direto da máquina.
Email Um recurso contendo mensagens textuais e anexos binários enviados eletronicamente de uma pessoa para outra ou de uma pessoa para muitas pessoas.
Evento Uma ocorrência não persistente e baseada em tempo. Os metadados de um evento fornecem informações descritivas que são a base para a descoberta da finalidade, localização, duração e agentes responsáveis ​​associados a um evento. Exemplos incluem uma exposição, webcast, conferência, workshop, dia aberto, performance, batalha, julgamento, casamento, festa do chá, conflagração.
História Oral Um recurso contendo informações históricas obtidas em entrevistas com pessoas que possuem conhecimento em primeira mão.
Hyperlink Um link, ou referência, para outro recurso na Internet.
Imagem em movimento Uma série de representações visuais transmitindo uma impressão de movimento quando mostrado em sucessão. Exemplos incluem animações, filmes, programas de televisão, vídeos, zoétropes ou resultados visuais de uma simulação.
Imagem parada Uma representação visual estática. Exemplos incluem pinturas, desenhos, desenhos gráficos, planos e mapas. A melhor prática recomendada é atribuir o tipo Texto a imagens de materiais textuais.
Objeto Físico Um objeto ou substância tridimensional inanimada. Observe que representações digitais de, ou substitutos para, esses objetos devem usar Moving Image, Still Image, Text ou um dos outros tipos.
Pessoa Um indivíduo.
Plano de aula Um recurso que fornece uma descrição detalhada de um curso de instrução.
Recurso interativo Um recurso que requer interação do usuário para ser entendido, executado ou experimentado. Os exemplos incluem formulários em páginas da Web, applets, objetos de aprendizado de multimídia, serviços de bate-papo ou ambientes de realidade virtual.
Serviço Um sistema que fornece uma ou mais funções. Os exemplos incluem um serviço de fotocópia, um serviço bancário, um serviço de autenticação, empréstimos entre bibliotecas, um Z39.50 ou um servidor da Web.
Software Um programa de computador em formato fonte ou compilado. Os exemplos incluem um arquivo de origem C, um executável MS-Windows .exe ou um script Perl.
Som Um recurso destinado principalmente a ser ouvido. Os exemplos incluem um formato de arquivo de reprodução de música, um CD de áudio e voz ou sons gravados.
Texto Um recurso que consiste principalmente em palavras para leitura. Exemplos incluem livros, cartas, dissertações, poemas, jornais, artigos, arquivos de listas de discussão. Note que fac-símiles ou imagens de textos ainda são do gênero Texto.
Website Um recurso composto por uma página da Web ou páginas da Web e todos os recursos relacionados (como imagens, arquivos de som e vídeo etc.).